''Quando me amei de verdade, comecei a me livrar de tudo que não fosse agradável para mim: pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou isso de egoísmo. Hoje sei que se chama amor-próprio. ''

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dia das Mães

Minha titia na praia de Santos


Mesmo não tendo mãe viva, porque a minha mamucha faleceu quando eu ainda tinha 8 anos, não tenho problemas com o dia das mães.  Como minha tia me criou como filha, o dia é todo dela. É até um tanto engraçado, porque mesmo ela tendo me criado desde novinha, que foi assim que minha mãe faleceu, eu nunca consegui chama-la de mãe. Eu ficava reparando algumas amigas que tinham o hábito de chamar a vó de mãe, ou sei lá.. essas coisas que acontecem, mais mesmo assim, na minha cabeça, o que é, é. Minha tia é minha tia, sempre vou chama-la de titia, não consigo chama-la de mãe, mais quando se fala em mãe imediatamente meu cérebro junta as duas, a minha mãe biológica e minha tia que me criou, e assim sei que tudo fica bem.
´
Esse dia das mães foi um tanto mal aproveitado. Meu namorado veio para Goiânia me ver junto com a sua mãe e sua irmã que eu adoro muito. Com a correria acabei vendo minha tia lá pelas quatro horas da tarde de domingo. Minha tia já estava deitada, um tanto cansada. Alguns dos meus primos nem vi (minha tia tem 6 filhos). Todos tiveram um belo almoço em família e eu perdi. Fiquei pensativa com a consciência um tanto pesada. Mais paciência, não pude mesmo chegar mais cedo,e por isso quando cheguei, fiquei grudada na minha titia até quase dormir. Deitada na cama  as duas, começamos a conversar sobre a vida. Minha tia adora contar o que viveu, como foi o início do seu casamento, onde morou e sobre a ditadura militar. Acreditem ou não, mais a minha tia morou na fazenda do presidente, ele ia lá tomar cafezinho na casa dela. Sério!!!!! É muito bom ouvir a minha tia contando as coisas que já viveu.

Bem, a minha tia perdeu os pais muito cedo, mais cedo que eu, e foi criada por um casal: Miguel e Maria José Caldeira, que também criou junto os quatro irmãos da minha tia, eles trabalhavam fazendo telhas. Então minha tia casou na fazenda de João Goulart no município de Uruaçu, onde ia morar com seu marido, meu tio, irmão da minha mãe. Minha tia me contou que a primeira dama, Maria Teresa ,deu de presente de casamento para ela um colar de pérolas que dava quatro voltas no pescoço, (pensa que chik) e mais, o presidente emprestou os carros (chik de doer) para ela usar no casamento. Imaginem que legal, minha tia casando usando o carro(que na época era muito chik) para casar e mais um colar de pérolas que nada mais, nada menos, dava quatro voltas no pescoço. Mais depois a coisa ficou feia, minha tia conta que os policiais tomaram conta da fazenda e que o Miguel, o ''pai' da minha tia quase foi morto por saber demais... a história é longa, mais super interessante.
Enfim, no dia das mães, conversamos até quase dormir... despedi da minha tia e com a minha motinha voltei para casa pensando em tudo que minha tia tinha me contado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...